quinta-feira, 24 de novembro de 2011


Chuchu??? Sim, chuchu, minha gente!


Quem diria que este fruto tão sem graça e que eu odiava quando tinha lá em casa, virou uma estrela aqui no Japão!
Acho que somente quem mora fora do país por algum tempo (ou muito como no meu caso) sente falta de alguns legumes ou frutas que, no Brasil, são vistos da forma como eu comecei esta postagem. Este fruto até virou apelido para o frustrado candidato Alckmin, picolé de chuchu!


Vê se pode??? Hummm, se dependesse dos conterrâneos aqui no Japão, ele estaria eleitíssimo!
Depois que vim para cá, passei a amar chuchu! Muito em parte também pela minha amiga Lucinha, cheia de idéias e criatividade para inventar pratos. Ela faz um chuchu recheado que é uma delícia! Salada de chuchu e ovo cozido também aprendi com a Lucinha! Em casa sempre fizemos assim, só refogadinho. "Argh!" em tempos de Brasil e hoje penso como é tão bom comer com um arroz e feijão!
Aqui os japoneses também comem chuchu, mas de uma variedade branca. Os japoneses costumam fazer conservas salgadas com o chuchu. É muito difícil encontrar nos mercados. Antigamente, tínhamos que ter a sorte de encontrar alguém que plantasse no quintal e tivesse a bondade de dar alguns para as pidonchas aqui! rsss
Atualmente muitos brasileiros e até japoneses estão plantando vários tipos de legumes e folhagens brazucas, mas como eu não vou muito em lojas de produtos brasileiros, acabo ficando sem ver ou comê-los por um bom tempo.
Esta semana, minha gentil amiga Lucinha dividiu comigo alguns chuchus que ela comprou no final de semana. Nem preciso dizer que gostei, não? Mais do que depressa, preparei este refogadinho de começo. Yes, ainda tem mais alguns na geladeira aguardando outras receitas! Aceito sugestões!

PS: passei a vida toda achando que chuchu fosse legume! Tinha até escrito aqui, postado, quando me deu um estalo e fui pesquisar na net e descobri que é um fruto! Mais uma que aprendi!

Nenhum comentário:

Postar um comentário